domingo, 16 de novembro de 2014

Papel do Professor

A falta de motivação e reconhecimento para os educadores tem cada vez mais interferindo na educação brasileira. Os alunos apenas estão indo para as aulas sem de fato adquirir o conhecimento, aprender.  Isso tudo tem ocorrido por falta de preparo nas aulas, apoio das escolas, falta de interdisciplinaridade entre matérias e a falta de contextualização do tema tratado em aula. Se tendo em mente que um dos principais papéis do professor dentro de uma sala de aula é fazer com que o aluno consiga ter uma aprendizagem significativa é empenho deste, tentar achar uma abordagem que faça com que isto ocorra. 

Mas para entender melhor, o que é uma aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa é o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. É no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o sujeito.

Sabendo o conceito do que é essa aprendizagem fica mais simples elaborar aulas para que se atinja esse objetivo. Jogos, dinâmicas, praticas, exposições, passeios são uma ótima maneira de expor o aluno ao conteúdo além de contextualiza-lo no meio. Estas formas de ensinar desperta o aluno e atrai o interesse, fazendo com que as aulas se tornem mas agradáveis e o dialogo professor- aluno se torne mais rotineiro fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma natural. Além de que estas aulas ditas diferentes podem também auxiliar na aprendizagem de alunos com dificuldades, pois ocorre a visualização do tema facilitando assim a compreensão.

Para que estes profissionais consigam trabalhar os conteúdos propostos é necessário que a escola aonde leciona dê suporte e apoio para que  estas  aulas ocorram. Aulas conjugadas e contra turnos podem bastante uteis para o professor a preparar sua aula, passeios e praticas que permitam ter várias matérias envolvidas, tendo uma interdisciplinaridade escolar faz com que o aluno perceba que as todas as matérias andam em conjuntos, tendo relação uma com a outra, exemplo: química e biologia. Isto admite que o professor consiga vencer a ementa que lhe é passado no começo do ano. Percebemos, principalmente que no ensino médio, que os professores têm muito conteúdo para passar o que acaba gerando apenas aulas apenas teóricas não dando tempo para uma pratica do conteúdo, levando como consequência o aluno a decorar a matéria, não se tendo uma aprendizagem eficaz.


Este problema, se assim podemos dizer, encontrado nas escolas e colégios brasileiros só poderia ser solucionado se os profissionais da educação das escolas se reunissem e montassem um planejamento escolar que visa atender as necessidades dos professores. E estes por sua vez tentassem programar suas aulas ao longo do ano de maneira criativa fugindo um pouco da maneira tradicional, utilizando de vários recursos. Além de que se os professores se reunissem antes de planejar suas aulas poderiam propor aulas com mais interdisciplinaridade entre as matérias.

Sites para mais informação sobre o tema:

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